21 abril, 2023

OLHAI OS LÍRIOS DO CAMPO E A BELEZA DA VIDA

 

 



            Célebre romance do escritor Érico Veríssimo, Olhai os Lírios do Campo, foi publicado em 1938. O título é baseado num trecho do “Sermão da Montanha”, discurso de Jesus Cristo que pode ser lido no Evangelho de Mateus e de Lucas, incluídos no Novo Testamento.

            Em síntese, o livro conta a história de Eugênio Fontes, jovem de origem humilde que com muita luta se forma em Medicina. Na faculdade, Eugênio se apaixona por Olívia, mas, se casa por interesse, com Eunice, mulher de família muito rica.  Olívia, muito sábia, sempre aconselhou Eugênio de que o melhor da vida está nas coisas simples, e cita, como exemplo, a famosa passagem bíblica de olhar os lírios no campo e contemplar a própria beleza do fato de estarmos vivos. Todavia Eugênio, por sofrer de uma espécie de complexo, pela origem pobre e por ter rancor do pai, só pensa em ganhar dinheiro e ter status social, nessas circunstâncias, acaba perdendo Olivia, pois decide ficar com Eunice. Porém, com o passar do tempo, o personagem vai percebendo que ser rico, ganhar muito dinheiro, ter bastante conforto e viver na alta sociedade não o satisfaz, não preenche seu vazio.

“...E quando o amor ao dinheiro, ao sucesso nos estiver deixando cegos, saibamos fazer pausas para olhar os lírios do campo e as aves do céu”. (Trecho da carta de Olívia para Eugênio).

            Olhai os Lírios do Campo traz uma mensagem, como na parábola do evangelho, de que a verdadeira felicidade está nas coisas simples e não no apego aos bens materiais. Embora contenha certa dose de sentimentalismo e alguns clichês televisivos, vale a pena ler, pois como bem sabemos a literatura imita a vida.

De alguma forma o romance nos faz ponderar sobre a condição humana e nos convida a fazer uma reflexão e também celebração à própria vida, fazendo bastante sentido, principalmente em fases difíceis.

No momento em que olhamos para os lírios do campo, para a perfeição da natureza; uma árvore, um pássaro, e admiramos a sua formosura, compreendemos que temos que saber aproveitar a nossa rápida passagem na terra. Isso não quer dizer que devemos ficar olhando a vida passar sem conquistar um rumo para ela, porém sermos felizes com o que somos, com o que temos e aprender a valorizar as coisas simples que muitas vezes passam despercebidas e que estão também entre as mais importantes.

Embora estas linhas não tenham a intenção de ser autoajuda, o nosso desejo é de que você, se está passando por uma fase difícil de enfrentar, transforme sua preocupação em boas atitudes, e perceba que tudo sempre tem o lado bom. Faça de seus pensamentos a força de que está precisando para continuar a jornada. Tenha fé, otimismo e ação. Sua vida é sua, e apenas você a vive; assim sendo, goste mais dela, acredite mais, e seja mais feliz. Não queremos ser partidários de nenhuma religião, contudo lembremos do que disse Jesus Cristo: “Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles...”

Esse discurso simbólico de Jesus, nos remete também à nossa falta, muitas vezes de fé, e a exagerada ansiedade humana com o dia de amanhã. Evidente que todos nós, devemos nos preocupar com o futuro, os compromissos e tribulações do dia a dia; muitas vezes alguns são até motivo para perdermos o sono. Jesus deixa a mensagem de que não precisávamos nos absorver com estas coisas, pois somos bem maiores de que tudo isso.

Que o Deus, que você acredita, independente da sua religião, lhe ama e lhe conforta de alguma forma, até mesmo com o fato de você relembrar que a felicidade está nas pequenas coisas, como estar em casa nesse momento lendo um livro ou vendo um filme, ou até mesmo contemplando a paisagem da janela.

A mente possui um poder extraordinário e só cabe a nós a decisão de a direcionarmos para o lado bom da vida. Parece clichê, mas temos sempre que relembrar, a vida é feita de superações e conquistas.

Seja forte e enfrente seus problemas, encare o momento em que vivemos de forma positiva, e com esperança no futuro.

 Olhai as aves do céu… olhai os lírios do campo

Por Thiago Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages